Transporte de cargas: quais os cuidados com a ergonomia?

Os acidentes com transporte de cargas, feito sem os cuidados de segurança adequados, estão entre as principais razões dos afastamentos médicos nas empresas. Por esta razão, as regras de ergonomia são tão importantes para evitar sobrecarga e lesões indesejadas.

Informação gera conscientização

Todas as equipes devem passar por treinamentos obrigatórios de conscientização sobre os cuidados com ergonomia, prezando por sua integridade física e segurança. As reciclagens devem acontecer, periodicamente, para revisão de todos os pontos.

O conteúdo dos treinamentos deve incluir dicas de posturas adequadas (para quem trabalha em pé ou sentado), forma correta de elevar peso e uso obrigatório dos equipamentos de segurança exigidos por lei, por exemplo.

Atenção aos limites de peso e esforço repetitivo

Embora exista norma regulamentadora que limite o peso máximo a ser carregado por homens, mulheres e jovens acima de 16 anos, há de se observar que nenhum trabalhador pode fazer esforço físico maior do que sua capacidade de força.

Deve-se ainda planejar pequenas pausas estratégicas para recuperação do cansaço, sobretudo considerando a rotina de trabalhadores que percorrem longas distâncias ou que desempenham atividades que exigem esforço repetitivo intenso.

Saúde em dia

Promover ações de saúde para as equipes é uma forma de proporcionar maior qualidade de vida e consequente engajamento dos trabalhadores no que se refere aos cuidados com a ergonomia.

Iniciativas como ginástica laboral e realização de check ups periódicos são exemplos do que pode ser feito de forma preventiva. O simples hábito de alongar o corpo diversas vezes no dia pode ajudar no fortalecimento muscular e evitar dores e lesões com maior facilidade.

Mas para garantir adesão dos funcionários, é preciso que a liderança apoie os momentos de pausa, que também resultam em bons momentos de descontração e rápido descanso.

Avaliação técnica resultado em planos de ação

Se, por um lado, muitos cuidados com ergonomia dependem do comportamento das pessoas e fiscalização constante, por outro, há formas de agir diretamente na melhoria da infraestrutura para oferecer o melhor ambiente possível, investindo, por exemplo, na modernização dos equipamentos, adequação de mobiliário e controles rígidos de níveis de ruídos e temperatura.

Um bom profissional pode realizar um diagnóstico e montar um planejamento detalhado, definindo as ações que são prioritárias e as que podem ir acontecendo ao longo do tempo com acompanhamento constante. Pense nisso para a sua empresa, os resultados serão consideráveis.

E saiba que pode contar com a equipe de técnicos da Manuli Fitasa, eles podem ajudar a identificar as melhores opções em produtos e máquinas para o cuidado ergonômico de seus colaboradores, aliando qualidade, custos baixos e segurança!

By | 2018-09-13T17:19:05+00:00 13 de setembro de 2018|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment