Como usar os paletes no sistema de armazenagem

A maior eficiência de um controle de estoque está relacionada diretamente à forma como os paletes são usados no sistema de armazenagem. Quanto mais organizado for o armazém, mais fácil será ter acesso aos produtos.

Portanto, antes de decidir pelo melhor formato, é preciso levar em conta o tipo de item trabalhado, sua variedade e a dinâmica da distribuição. Por exemplo, o fato de as entregas serem diárias ou semanais é determinante para definir a facilidade da disposição dos produtos nas estantes.

Saiba mais sobre os tipos de estrutura de armazenamento mais utilizados.

Porta palete convencional

Estrutura capaz de sustentar um grande número de paletes verticalmente, adaptando-se a diferentes tipos de estrutura. Como permite o acesso direto à mercadoria, sem necessidade de movimentação de caixas, é bastante utilizado em sistemas que trabalham com itens e volumes diversificados. Este tipo de estrutura pede corredores mais largos para trânsito de empilhadeiras.

Porta palete corredor estreito

Formato usado para melhor aproveitamento de espaço em altura e quando há menos necessidade de corredor para trabalho, o que demanda também a utilização de empilhadeiras guiadas por trilhos/indução ou transelevadores.

Porta palete deslizante

O modelo deslizante otimiza o espaço à medida que poupa corredores de trabalho conforme os mesmos são movimentados por trilhos. Desta forma, cada corredor pode ser acessado diretamente quando necessário, enquanto os que não estiverem em uso podem permanecer “fechados”. A economia de espaço é significativa na comparação com o sistema convencional.

Sistema de drive-in

É um tipo de sistema de armazenamento de paletes usado para otimizar espaço, indicado quando há grandes quantidades do mesmo tipo de produto e baixa rotação.

No sistema drive-in, ruas são formadas pelos corredores das estantes e a empilhadeira entra na própria estrutura, ou seja, demanda menos espaço de circulação na área externa.

Sistema push back

No sistema push back as estantes contam com trilhos onde os paletes deslizam para retirada, isto é, quando um palete é retirado, automaticamente, o de trás desliza para frente, garantido a ordem de distribuição necessária. Esta estrutura é indicada para o armazenamento de grandes e, ou, médias quantidades de um mesmo tipo de produto.

Estude a sua necessidade, aproveite as nossas dicas e utilize os produtos da Manuli Fitasa, principalmente nosso Filme Stretch, para adequar a embalagem dos seus produtos ao tipo de palete e estrutura de armazenamento que melhor vai se encaixar no seu estoque.

By | 2018-09-13T17:19:05+00:00 13 de setembro de 2018|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment