Como fazer embalagens de produtos perecíveis?

Um dos setores com mais atenção de uma empresa é o de transporte de cargas e logística, independente se essa é uma área terceirizada ou interna. O transporte de produtos é extremamente complexo e exige muitos cuidados para a sua conservação e garantia de qualidade. Ainda mais quando falamos de produtos perecíveis que necessitam de metodologia apropriada e, principalmente, equipamentos e materiais específicos.

Para garantir a qualidade dos produtos na hora da entrega, muito tem de ser observado, como condição climática, distância e necessidades especiais de cada produto. Nesses quesitos, a embalagem primária ou secundária utilizada tem importância fundamental no processo.

Regras gerais de embalagem de produtos perecíveis

Alguns itens devem ser observados no acondicionamento e embalagem de produtos perecíveis:

  • As embalagens precisam ser resistentes o suficiente para suportar a manipulação em diferentes orientações sem ceder;
  • Uso de substâncias refrigerantes que mantenham a faixa orientada de temperatura, especificada para cada produto, com a exigência de não haver contato direto com os itens armazenados;
  • Os produtos devem ser isolados das paredes dos contêineres com o uso de espumas ou outros produtos de acondicionamento;
  • Produtos que podem derreter ou descongelar, devem ser embalados usando sacos plásticos de 50 µm bem vedados;
  • Embalagens originais de espuma ou materiais que deformam, devem ser transportada dentro de outras mais resistentes;
  • É obrigatório a inclusão, nas embalagens, os dados de contato da transportadora e do destinatário em cada etiqueta de envio.
  • Uso de Fitas Impressas / Personalizadas com orientação de manuseio e armazenagem podem facilitar a identificação dos itens acondicionados e garantir a inviolabilidade.

Isolamento térmico

Muitos produtos, para seu transporte, precisam e têm a recomendação de serem armazenados em baixas temperaturas e até congelados. Evitando o contato com as paredes de caminhões ou contêineres de transporte, a sua organização deve ser feita dentro de isopor, espumas maleáveis e rígidas (poliuretano) e materiais refletores que vão proporcionar que não haja troca de calor entre os produtos.

E para manter temperaturas baixas, recomenda-se o uso de géis ou gelo seco, dependendo do tipo de produto: o gel é indicado para manter a temperatura entre 0° e 16° C, para produtos congelados, o gelo seco garante temperaturas mais baixas. O gelo comum não é aconselhável por ocupar muito espaço e ser difícil a manutenção de temperaturas e controle de vazamentos.

Cuidados com produtos refrigerados nas embalagens de transporte

  • Congele o gel de refrigeração de acordo com as instruções do fabricante, contidas na sua embalagem;
  • O recipiente da embalagem do produto deve ser resfriado anteriormente para não haver choque térmico;
  • Produtos líquidos, usando sacos plásticos de 50 µm, tem que ter uma forração interna de espuma com um produto plástico específico e da mesma espessura e com material absorvente;
  • Os produtos devem ser posicionados de uma forma que o material refrigerante os envolva, espaços vazios devem ser preenchidos com pedacinhos de isopor;
  • Quando o recipiente estiver isolado, coloque-o dentro de uma outra caixa de papelão e pode fechar com fitas adesivas específicas para ambientes refrigerados, selando bem as bordas.

Cuidados com o transporte de produtos congelados

Os cuidados são praticamente os mesmo de produtos refrigerados, tomando um cuidado maior com o material refrigerante, no caso, o gelo seco. Ao fechar o recipiente de transporte, não pode finalizar com forro em todo o ambiente interno, o gás criado pelo gelo seco (dióxido de carbono) precisa de espaço para ventilar. Para terminar, pode selar numa caixa de papelão, usando fitas cujo adesivo seja resistente a baixas temperaturas.
De qualquer maneira, são obrigatórias todas as sinalizações que o material transportado é perecível, elas devem estar contidas externamente nas caixas de papelão.
Sabe onde você encontra os melhores materiais para sua embalagem, todos testados e com alto grau de confiança? Na Manuli Fitasa!

By | 2018-09-13T17:19:06+00:00 6 de março de 2016|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment