7 técnicas de armazenagem e logística para o seu negócio

Armazenamento eficiente e melhor utilização possível do espaço são fundamentais para garantir um fluxo logístico saudável, que proporcione mais agilidade nas entregas e menos gargalos operacionais. Atingir o ponto de equilíbrio não é tarefa simples, mas há técnicas que facilitam o trabalho.

1.    Mapeamento de processo

Quanto mais informação, mais fácil encontrar fragilidades que comprometem o rendimento da sua operação. Consultorias de logística de armazenagem são excelentes opções para ajudar neste processo.

A ideia é chegar a um modelo que traga mais rapidez, usabilidade, mobilidade e praticidade no armazém. Tudo isto levará à redução de desperdícios e consequente aumento de lucro.

2.    Informações de estoque compartilhadas

Faltar ou sobrar produtos não é nada saudável para o negócio. O primeiro incorre em desvantagem sobre a concorrência e o segundo em perdas, sobretudo em relação a produtos perecíveis.

Permita que o fornecedor saiba o nível do seu estoque em tempo real. Assim, ele pode fazer a reposição automática quando este atingir seu nível mínimo.

3.    Investimento em tecnologia

É importante investir em tecnologia para ter uma gestão eficiente de toda a cadeia. Busque por softwares completos, que permitam ter todas as informações necessárias em um só lugar. Se não for o caso, o sistema deve oferecer boa interface para trabalhar de maneira integrada com outros softwares.

4.    Layout do armazém

A definição do layout para o seu tipo de negócio é fundamental para um processo mais eficiente, isto é, a estrutura que será criada para o melhor aproveitamento do espaço deve prezar pela estocagem adequada e facilitação da movimentação de materiais, equipamentos e equipe de trabalho.

5.    Endereçamento de estoque

Esta técnica visa facilitar a localização de itens estocados dentro do armazém, sobretudo quando tratamos de grandes espaços. Cria-se então códigos para denominar áreas de acordo com critérios pré-estabelecidos. Veja os exemplos abaixo:

●     RPA: rua, posição e altura;

●     ARMNV: área, rua, módulo, nível e vão.

6.      Paletização

A paletização nada mais é do que um processo de unitização de cargas que organiza produtos de forma compacta em cima de paletes, formando um só volume para manuseio ou transporte. Assim, os estoques ficam mais organizados e o acesso aos itens é facilitado.

Entre as principais vantagens estão a otimização de tempo e maior produtividade, melhor aproveitamento do espaço, menor custo com rotulagens e redução de perdas por mau acondicionamento.

7.       FEFO (First Expire, First Out) e FIFO (First In, First Out)

O método FEFO ou PVPS (Primeiro Vence, Primeiro Sai) está ligado diretamente à validade de produtos perecíveis e é muito utilizado no setor alimentício para evitar desperdícios.

Já no FIFO ou PEPS (Primeiro Entra, Primeiro Sai), a prioridade é dada àquele produto que primeiro deu entrada no estoque. O método é comum no segmento de eletrônicos.

Você que está em processo de organização de seu estoque, pode contar com a Manuli Fitasa, temos soluções em embalagens e paletização, fale com nossos especialistas e veja como podemos te ajudar!

By | 2018-11-30T19:03:02+00:00 10 de novembro de 2018|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment